A Bolha da Inteligência Artificial por Sam Altman, CEO da OpenAI

Imagem do Autor

O CEO da OpenAI, Sam Altman, foi entrevistado pela CNBC, abordando diversos assuntos sobre o mercado de inteligência artificial. Na entrevista ele aborda o assunto do mercado de inteligência artificial estar em uma bolha, baseado no relatório do The Verge publicado na última sexta-feira.

Ele cita que “Quando as bolhas acontecem, as pessoas inteligentes ficam superexcitadas com um grão de verdade”.

“Estamos em uma fase em que os investidores como um todo estão superentusiasmados com a IA? Minha opinião é sim. A IA é a coisa mais importante a acontecer em muito tempo? Minha opinião também é sim”.

Para a CNBC, a afirmação do CEO Altman é um comparativo com a bolha das pontocom, ações de mercado pautado em empresas baseadas na Internet que gerou uma corrida dos investidores na década de 1990.

A reportagem traz ainda uma ponderação dos efeitos entre março de 2000 e outubro de 2002, onde a Nasdaq perdeu quase 80% de seu valor depois que muitas dessas empresas não conseguiram gerar receita ou lucros.

O reflexo desses comentários é um alerta entre especialistas e analistas de que o investimento em IA está acelerado e pode gerar grandes preocupações no mercado.

Corroborando com essa afirmação, alertas semelhantes foram realizados pelo cofundador do Alibaba, Joe Tsai, Ray Dalio, da Bridgewater Associates, e o economista-chefe da Apollo Global Management, Torsten Slok.

Para Torsten Slok, a bolha da IA de hoje, é maior do que a bolha da internet.

Alguns especialistas ouvidos pela reportagem responderam que os riscos dependem da empresa.

“Do ponto de vista de um investimento mais amplo em IA e semicondutores… Eu não vejo isso como uma bolha. Os fundamentos em toda a cadeia de suprimentos permanecem fortes e a trajetória de longo prazo da tendência de IA apoia o investimento contínuo”.

O Pico dessa bolha de IA para alguns especialistas pode ter sido atingida quando a start-up chinesa DeepSeek lançou um modelo de raciocínio competitivo. O lançamento movimentou o cenário mundial, tal feito surpreendeu a todos devido ao baixo investimento de US$ 6 milhões, muito pouco comparado com os gastos por líderes de mercado de IA dos EUA, como a OpenAI.

Altman disse à CNBC que a receita recorrente anual da OpenAI está a caminho de ultrapassar US$ 20 bilhões este ano, mas que, apesar disso, continua não lucrativa.

Falando à CNBC, ele disse ainda que achava que o termo inteligência artificial geral, ou “AGI”, está perdendo relevância, quando questionado se o modelo GPT-5 aproxima o mundo de alcançar a AGI.

Fonte: CNBC

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da AINEWS ou de seus controladores.

Compartilhe nas redes:

Assine agora a newsletter gratuita e participe da comunidade que está liderando a transformação digital no Brasil e no mundo:

 Inscreva-se na NEWSLETTER

Esteja sempre um passo à frente. Assine agora a newsletter gratuita.

 Inscreva-se em nosso LinkedIn

🔥 Últimas notícias 🇧🇷