Nova plataforma, chamada AI4School, tem como público-alvo estudantes, professores e famílias em vários países e terá versão premium com letramento em IA e um tutor virtual
A inteligência artificial vive um momento de transformação profunda e acelerada. Em poucos anos, saltamos de modelos capazes de realizar tarefas humanas em segundos para sistemas que, em poucos meses, já equivalem a dezenas ou centenas de horas de trabalho humano. Isso impacta diretamente o futuro do trabalho, a organização da sociedade e, de forma urgente, o papel da escola.
Se, por um lado, a IA representa um potencial imenso para resolver problemas históricos de produtividade, acesso à informação e qualidade de vida, por outro, ela escancara riscos como a manipulação em massa, o aumento das desigualdades sociais e o uso indevido de dados — especialmente no universo das crianças e adolescentes.
Para Sandro Bonás, CEO da Conexia, esse cenário aponta a importância do letramento em inteligência artificial, que se tornou a nova alfabetização essencial. “Para crianças e jovens, não basta aprender a usar um chatbot ou gerar imagens: é preciso entender como funcionam os algoritmos, como proteger seus dados e como desenvolver pensamento crítico para distinguir o real do artificial. Se não houver letramento em IA nas escolas, essas crianças não estarão preparadas para enfrentar o mundo que já está mudando. Não é um futuro distante, é agora”, alerta Bonás.
IA na educação
Para responder a esse desafio, a Conexia lança nesse mês de agosto a plataforma AI4School, uma solução educacional baseada em IA generativa, com investimento inicial superior a R$ 30 milhões. A plataforma será lançada inicialmente no Brasil, mas foi desenhada para uma expansão internacional já nos próximos meses. O diferencial da ferramenta está em sua proposta de unir letramento em inteligência artificial, adaptação por faixa etária e segurança de dados – criando um ambiente pensado especificamente para o uso educacional por crianças e adolescentes, com controle parental, modulação de linguagem e alertas de conteúdo impróprio.
O AI4School tem versão inicialmente gratuita, que abrange o suporte contínuo aos alunos, com o ChatEdu — que ajuda em tarefas, dúvidas e estudos para o ENEM e os vestibulares — até o apoio aos professores, com geração de planos de aula e recursos acessíveis para diferentes perfis de alunos. Também podem ser adquiridos, como ferramenta adicional, tutores especializados por disciplina (como redação, matemática e idiomas), e trilhas de letramento em IA para estudantes, educadores e famílias, alinhadas à BNCC e inspiradas nas diretrizes da OCDE e da Unesco.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso à IA com qualidade e responsabilidade. Não queremos que a inteligência artificial aprofunde desigualdades. Por isso, estamos criando uma solução que prepara o jovem de forma crítica e ética para o futuro profissional, com segurança e propósito”, afirma Bonás.
A expectativa é que milhares de usuários já estejam utilizando a plataforma no primeiro trimestre de 2026.