PEQUIM (Reuters) – Direto de Pequim com atualização da DeepSeek
Em reportagem da Reuters, a DeepSeek acabou de lançar atualização do modelo V3 permitindo otimizá-lo para chips fabricados na China, com muito mais velocidades de processamento.
A expectativa que os modelos de IA da DeepSeek estão sendo posicionados para trabalhar com o ecossistema emergente de semicondutores da China, em substituição à tecnologia dos EUA diante das restrições de exportação dos Estados Unidos.
Para suporte a chips domésticos, a DeepSeek disse em que o formato de precisão UE8M0 FP8 do modelo DeepSeek-V3.1 é otimizado para “chips domésticos de próxima geração a serem lançados em breve”.
O FP8, ou ponto flutuante de 8 bits, é um formato de processamento de dados que permite que os modelos de IA operem com mais eficiência, usando menos memória e executando comandos mais rapidamente do que os métodos tradicionais.
Os usuários podem alternar entre esses modos usando um botão “deep thinking” no aplicativo oficial da empresa e na plataforma da Web, que agora executam a versão V3.1.
Outra novidade que a empresa trouxe são as reduções de valores para uso da API do modelo, uma plataforma que permite que os desenvolvedores de outros aplicativos e produtos da Web integrem seus modelos de IA, a partir de 6 de setembro.
fonte: REUTERS