WASHINGTON (Reuters)
A mais recente pesquisa realizada nos EUA, aponta que os americanos estão muito preocupados com a perspectiva de que os avanços na inteligência artificial possam deixar partes do país sem trabalho permanentemente.
Durante 6 dias foram coletadas informações e, concluída nessa semana a nova pesquisa, evidenciando que 71% dos entrevistados disseram estar preocupados com o fato de a IA “deixar muitas pessoas desempregadas permanentemente”.
A inteligência artificial está despertando incertezas e medo à medida que reestrutura a vida social, empregos, e empresas.
Um dado importante da pesquisa, corresponde que 77% dos entrevistados disseram temer que a tecnologia possa ser usada para provocar o caos político.
Os americanos também estão desconfiados sobre aplicações militares para IA, mostrou a pesquisa Reuters/Ipsos. Cerca de 48% dos entrevistados disseram que o governo nunca deveria usar IA para determinar o alvo de um ataque militar, em comparação com 24% que disseram que o governo deveria permitir esse tipo de uso da tecnologia. Outros 28% disseram que não tinham certeza.
Um ponto levantado na pesquisa deve ser uma enorme preocupação dos Governos. Mais da metade dos americanos – cerca de 61% – disseram estar preocupados com a quantidade de eletricidade necessária para alimentar a tecnologia de rápido crescimento.
O Google disse no início deste mês que assinou acordos com duas concessionárias de energia elétrica dos EUA para reduzir o consumo de energia de seu data center de IA durante períodos de aumento da demanda na rede, já que o uso intensivo de energia de IA supera as fontes de alimentação.
As pessoas estavam divididas sobre se a tecnologia de IA melhoraria a educação. Cerca de 36% dos entrevistados acharam que ajudaria, enquanto 40% discordaram e o restante não tinha certeza.
A pesquisa Reuters/Ipsos reuniu respostas online de 4.446 adultos norte-americanos em todo o país e teve uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais.
Fonte: Reuters