LinkedIn expande ferramenta de busca de empregos com IA em mais de 40 países

Imagem do Autor
Por AINEWS

Publicidade

LinkedIn IA

O LinkedIn anunciou a expansão de sua nova ferramenta de busca de empregos baseada em inteligência artificial (IA), que agora está disponível para todos os usuários Premium em mais de 40 países, incluindo Brasil, Reino Unido, Índia e Austrália.

A novidade utiliza um modelo de linguagem personalizado para ajudar os usuários a encontrar oportunidades de trabalho de forma mais inteligente e personalizada.

Inicialmente testada com um grupo limitado de usuários em fevereiro, a ferramenta permite realizar buscas em linguagem natural, como “encontre um emprego em marketing que pague mais de US$ 100 mil”, indo além das tradicionais pesquisas por palavras-chave e oferecendo uma experiência mais intuitiva e eficiente.

Como funciona a IA do LinkedIn

A ferramenta de IA do LinkedIn foi desenvolvida com um modelo de linguagem próprio (LLM), semelhante ao que impulsiona o ChatGPT, para analisar profundamente descrições de vagas, informações sobre empresas e até postagens na plataforma. Isso permite que o sistema identifique oportunidades que se alinhem melhor aos interesses e habilidades dos usuários, mesmo que eles não saibam exatamente o que procurar.

Além de encontrar vagas, a IA também sugere habilidades que os candidatos podem precisar desenvolver para se qualificar para determinados cargos, oferecendo um suporte adicional no planejamento de carreira. Rohan Rajiv, diretor de produto do LinkedIn, destacou ao The Verge que o objetivo é “ajudar os usuários a descobrir empregos relevantes que eles nem sabiam que deveriam buscar”, revolucionando a forma como as pessoas navegam pelo mercado de trabalho.

Foco de LinkedIn é em usuários Premium

A expansão para usuários Premium reflete a crescente demanda por ferramentas de IA que facilitem a busca por empregos, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Segundo o LinkedIn, a plataforma agora processa bilhões de interações diárias, e a IA tem se mostrado essencial para lidar com essa escala.

No entanto, a empresa também reconheceu preocupações com possíveis vieses nos algoritmos de recrutamento, implementando medidas de segurança para evitar discriminações, como a exclusão de critérios que poderiam prejudicar certos grupos de candidatos.

Com essa iniciativa, o LinkedIn se posiciona como líder na integração de IA no mercado de trabalho, atendendo às expectativas de usuários que buscam ferramentas mais inteligentes e acessíveis para avançar em suas carreiras. Para experimentar a nova funcionalidade, os usuários Premium podem acessá-la diretamente na plataforma do LinkedIn.

Foto de Por AINEWS
Por AINEWS

A AINEWS é a primeira plataforma brasileira dedicada exclusivamente à Inteligência Artificial. Nos dedicamos à produção diária e especializada de notícias, artigos técnicos e análises profundas sobre as últimas tendências e inovações em IA.

Ver MAIS publicações
Foto de Por AINEWS
Por AINEWS

A AINEWS é a primeira plataforma brasileira dedicada exclusivamente à Inteligência Artificial. Nos dedicamos à produção diária e especializada de notícias, artigos técnicos e análises profundas sobre as últimas tendências e inovações em IA.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da AINEWS ou de seus controladores.

Compartilhe nas redes:

Assine agora a newsletter gratuita e participe da comunidade que está liderando a transformação digital no Brasil e no mundo:

Publicidade

 Inscreva-se na NEWSLETTER

Esteja sempre um passo à frente. Assine agora a newsletter gratuita.

 Inscreva-se em nosso LinkedIn

🔥 Últimas notícias 🇧🇷