A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, apresentou uma ferramenta inovadora para inserir marcas d’água digitais em vídeos gerados por inteligência artificial. Certamente, essa tecnologia reforça o compromisso da empresa com a transparência e o combate à desinformação.
Ferramenta identifica vídeos de IA com precisão
A marca d’água desenvolvida pela Meta é invisível ao olho humano, mas detectável por sistemas automatizados. Assim, conteúdos gerados por inteligência artificial podem ser facilmente identificados. Dessa forma, é possível diferenciar material autêntico de produções sintéticas. Com o aumento de deepfakes, essas soluções se mostram indispensáveis para promover confiança no ambiente digital.
Além disso, a ferramenta oferece suporte para desenvolvedores que desejam implementar essa funcionalidade em seus sistemas. Analogamente a outras soluções da empresa, o objetivo é criar ferramentas práticas e amplamente aplicáveis.
Meta amplia medidas contra desinformação
Atualmente, a Meta trabalha em um esforço global liderado por gigantes da tecnologia para fortalecer a segurança online. Afinal, a desinformação é uma preocupação crescente. Além da marca d’água para vídeos, a empresa utiliza tecnologias semelhantes para identificar conteúdos gerados por IA em textos, imagens e áudios. Nesse sentido, essas medidas refletem o compromisso firmado pela Meta com outros líderes do setor.
Por exemplo, a Meta lançou recentemente o AudioSeal, uma técnica eficiente para detectar trechos de áudio gerados por IA. Surpreendentemente, essa abordagem é até 485 vezes mais rápida do que métodos tradicionais, permitindo aplicações em tempo real e em larga escala.
Transparência e inovação digital
Portanto, a Meta reforça sua posição como líder em soluções tecnológicas responsáveis ao disponibilizar essas ferramentas. Assim sendo, a nova marca d’água para vídeos é mais uma prova do compromisso da empresa com um ambiente digital confiável e transparente. Certamente, desenvolvedores e organizações poderão utilizar essa tecnologia para proteger conteúdos e melhorar a identificação de mídias digitais.
Por fim, para mais informações sobre as iniciativas da Meta, visite o site oficial da empresa.
Fonte: Tech Crunch









