A Microsoft anunciou o lançamento oficial do Recall, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que registra praticamente todas as atividades realizadas em PCs Copilot Plus, conforme noticiou a imprensa internacional. A novidade veio junto com uma interface de busca aprimorada por IA e o recurso Click to Do, semelhante ao Circle to Search do Google.
O Recall captura snapshots de quase tudo o que o usuário faz no computador. Ele estava inicialmente previsto para estrear em junho de 2024, junto com os PCs Copilot Plus. Mas foi adiado devido a preocupações de segurança levantadas por pesquisadores.
Apesar de atrasos, Microsoft lança Recall
Após meses de revisões, aferramenta de IA da Microsoft passou quase um ano reforçando a segurança do recurso. Tornando-o uma experiência opcional, que o usuário pode escolher não ativar caso tenha preocupações com privacidade.
O Recall foi projetado para revolucionar a forma como os usuários pesquisam em seus computadores, permitindo buscas por memórias vagas em vez de depender de nomes de arquivos específicos. “Quando introduzimos o Recall, queríamos resolver uma frustração comum: retomar de onde você parou”, explica Navjot Virk, vice-presidente corporativo de Experiências do Windows na Microsoft.
A ferramenta organiza snapshots em uma linha do tempo pesquisável. Algo que facilita a localização de aplicativos, sites, imagens ou documentos por meio de consultas em linguagem natural.
No entanto, o recurso gera um campo minado de privacidade. Já que armazena uma quantidade significativa de dados sobre o uso do PC, exigindo que o usuário gerencie cuidadosamente aplicativos e sites bloqueados.
A segurança do Recall foi um foco central após críticas iniciais. O pesquisador Kevin Beaumont, que alertou sobre os riscos iniciais, testou a versão final e confirmou que a Microsoft fez esforços significativos para protegê-lo.
Windows para PCs Copilot Plus
Além do Recall, a Microsoft também lançou melhorias na busca do Windows para PCs Copilot Plus, permitindo consultas em linguagem natural no Explorador de Arquivos, na barra de pesquisa ou nas configurações. Por exemplo, é possível encontrar uma imagem digitando “cachorro marrom” sem precisar saber o nome do arquivo ou a data de criação.
Outro destaque é o Click to Do, que oferece ações baseadas em IA para textos e imagens na tela, como resumir textos ou remover objetos de fotos, ativado com a combinação da tecla Windows e um clique do mouse.
Embora essas ferramentas estejam disponíveis para todos os PCs Copilot Plus, as ações de texto do Click to Do estão inicialmente limitadas a dispositivos com processadores Qualcomm, com suporte para AMD e Intel previsto para os próximos meses. O lançamento na União Europeia e em países como Islândia, Liechtenstein e Noruega ocorrerá apenas no final de 2025.