Um dos maiores fundos globais da China e um centro acadêmico formador de IA iniciaram parceria para atrair os maiores talentos globais em Inteligência Artificial.
O fundo de riqueza estatal de Hong Kong (HKIC) , é um fundo de investimento que aportará US$ 8 bilhões em inédita parceria com a Academia de Inteligência Artificial de Pequim (BAAI) visando construir um super polo de talentos globais, designado AI Global Talents Connect e fortalecer a visão de líder global tecnológico.
A estrutura do projeto prevê representantes dos setores de pesquisa acadêmica, investimento, indústria e governo para criar um contexto amplo e ultrapassando barreiras, buscando se posicionar na vanguarda de Inteligência Artificial.
O fundo HKIC tem como estratégia de investimento promover a inovação com uma perspectiva de longo prazo. Atualmente o fundo já investiu em mais de 120 projetos.
A parceria com a academia (BAAI) possibilitará o desenvolvimento de talentos no ecossistema de IA, de acordo com o “novo posicionamento de Hong Kong como uma cidade impulsionada pela tecnologia”, conforme cita os gestores.
Fundada em 2018, a BAAI opera como uma “instituição de pesquisa não governamental e sem fins lucrativos” apoiada pelo município de Pequim e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, juntamente com o apoio de instituições como a Universidade de Pequim e a Universidade de Tsinghua, bem como os gigantes da tecnologia Baidu, Xiaomi e ByteDance.
Fonte: MyNews – scmp.com/tech