Lançado ontem em Brasília, a nova geração da TV aberta vai integrar transmissão, internet e dispositivos inteligentes. É a TV aberta com cara de streaming.
Você poderia imaginar assistir futebol em múltiplos ângulos, realizar compras no controle remoto e realizar pesquisas com IA, acredite não é sonho, a TV 3.0 foi oficialmente lançada no Brasil.
Se trata da maior transformação desde a chegada do sinal digital. Foi anunciado para 2026 a implantação da TV 3.0, um marco das novas transmissões, que unirão a qualidade da TV em 8k à interatividade e personalização do streaming.
O salto de qualidade da imagem para 8K, e a interatividade mudam o jeito de assistir TV, o usuário poderá escolher o ângulo da câmera em partidas de futebol, participar de enquetes em tempo real, comprar produtos exibidos em comerciais ou novelas com um clique no controle remoto e até integrar a televisão a outros dispositivos domésticos conectados.
A transformação digital tem a Inteligência artificial no centro da experiência, onde a IA desempenhará papel fundamental nessa nova era da Tv, sendo responsável pelos ajustes automáticos de imagem e som, e a personalização de conteúdo de acordo com os hábitos de consumo.
A Inteligência Artificial proporcionará o gerenciamento da utilização dos dispositivos IoT, facilitando o controle de luzes, temperatura e até segurança da casa pela tela da TV.
No lado econômico-comercial, abre infinitas oportunidades de negócios, aproximando anunciantes e público por meio de propagandas interativas. Empresas como Samsung já estão lançando modelos com o Copilot integrado e tecnologia embarcada que permite controle por comando de voz por exemplo.
A TV 3.0 promete ser o marco da interatividade com a transformação do espaço cada vez mais conectado, onde a televisão deixa de ser apenas uma tela para se tornar o centro de uma experiência multimídia e personalizada.